Aprendizagem criativa. Você sabe o que é?

Atualizado: 29 de Out de 2019


O ser humano é, por natureza, um ser criativo e quando estimulado pode realizar as mais diferentes formas de expressão. E a aprendizagem criativa está diretamente ligada a este fato.


Quando se estar engajado na construção do conhecimento, o aluno tem o aprendizado solidificado e mais significativo. Este é o conceito básico da aprendizagem criativa, uma metodologia que motiva e envolve os alunos com o conteúdo das aulas, desenvolvendo a resolução de problemas e construindo o conhecimento de forma ativa.


Para que a aprendizagem criativa seja eficaz, a aula precisa ter algum significado para o estudante. Por isso, o conceito dos 4Ps é tão difundido no ambiente educacional e científico.


Através dos 4Ps (projetos, parcerias, paixão e pensar brincando e compartilhar) os conteúdos e temas do currículo escolar são trabalhados de forma instigante e motivadora.


O que é criatividade?


A criatividade está longe de ser um dom. Ela é uma habilidade inerente ao ser humano que está ligada à capacidade de inovação e invenção. Como qualquer outra habilidade, a criatividade pode ser despertada e desenvolvida, caso haja prática e estímulo para isso.


O que torna uma pessoa mais criativa que outra é o seu repertório e a capacidade de recorrer a ele quando precisar. Pessoas que possuem vivências - o que não significa ter mais idade, e sabem como buscar em sua bagagem de mundo o conhecimento, certamente terão sua criatividade mais aflorada.


A falta de estímulos, porém, é apontada como a maior causa da falta de criatividade. São esses os estímulos no ambiente escolar, brincando com os amigos ou vendo TV com a família que fazem nascer a novidade e, por consequência, a criatividade.


Neste contexto, a aprendizagem criativa está basicamente relacionada aos estímulos que os alunos serão submetidos durante as aulas.


Como levar a aprendizagem criativa para a sala de aula?


Antes de pensar em implantar a aprendizagem criativa em sala de aula, gestores e professores precisam partir do pressuposto de que é necessário mudar a si próprio.


A mudança de atitude do facilitador do conhecimento, inicialmente, permitirá estar mais aberto para as novas práticas educacionais e, assim, fazer parte do mundo em que o aluno é o protagonista do saber.


A aprendizagem criativa está pautada na experimentação e na colaboração. Entre as alternativas mais assertivas temos a cultura maker, a animação, o storytelling, a robótica educacional, a programação entre outros.


Essas são metodologias que irão trabalhar o raciocínio lógico, a solução de problemas e tornará o aprendizado mais envolvente e significativo para o aluno. Ou seja, a aprendizagem criativa é o método o qual o aluno põe a mão na massa para despertar a curiosidade, a inventividade e a criatividade.

Há mais de 10 anos no mercado nacional, a CREARE é uma empresa que possui foco em soluções de aprendizagem criativa, desenvolvendo produtos e serviços que auxiliam instituições de ensino, professores e pais na construção dessa nova forma de aprendizagem.


Quer saber mais sobre aprendizagem criativa e conhecer melhor os diferenciais da CREARE? Clique aqui e confira.



0 visualização

 PE 81. 3034-5541 / CE 85. 21812588

Rua Sargento Waldir Correia, 320 Boa Viagem Recife PE Brazil 51030-580

  • YouTube - Black Circle

©2019 by Creare Education. Todos os direitos reservados.