LEGO® SERIOUS PLAY®: a ferramenta que sua empresa precisa.

Atualizado: 29 de Out de 2019



Já se foi o tempo em que o LEGO® era utilizado apenas como brinquedo de criança. Há várias décadas, as famosas peças de montar estão sendo usadas no meio corporativo para resolver problemas empresariais.


Tudo começou em 1996, quando o executivo da LEGO®, Robert Rasmussen e os os professores Bart Victor, Johan Roos e David Owens desenvolveram uma metodologia para estimular a criatividade dos funcionários da própria empresa.


Chamada de LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP), a nova forma de aprendizagem tornou-se uma poderosa ferramenta para desvendar a cultura empresarial e entender os problemas que afligem cada organização.


Através de metáforas construídas com as peças e os cenários de LEGO®, o profissional é direcionado a refletir sobre uma pergunta-problema, a partir de configurações mentais voltadas para a sua resolução.


As etapas do LEGO® SERIOUS PLAY®


Para a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, a dificuldade não é vista como um problema, mas como um desafio. Por isso, durante sua aplicação, o profissional ingressa em uma jornada dividida em 4 etapas, em busca da solução do seu problema.


1ª Etapa: lançando o desafio

No começo da aplicação do LEGO® SERIOUS PLAY®, o problema é apresentado de forma clara e concisa para os participantes em forma de pergunta.


2ª Etapa: pensando com as mãos


Os participantes, nesta segunda etapa, irão se conectar com seu interior, afim de encontrar em suas memórias as experiências que servirão para construir um modelo com valores e significados.


Essa é a fase do “pensar com as mãos”, pois durante esse processo, o participante constrói um ambiente de conhecimento utilizando as peças do LEGO®.


3 ª Etapa: compartilhando pensamentos


O pensamento individual da etapa anterior do LEGO® SERIOUS PLAY® se torna coletivo nesta 3ª etapa da aplicação da metodologia.


É o momento em que as histórias criadas e desenvolvidas individualmente são apresentadas ao grupo.


Ao compartilhar suas ideias com os demais, o próprio participante pode ter novos insights e acrescentá-los a seu modelo, de forma que a discussão se torne ainda mais enriquecedora.


4ª Etapa: Refletindo

Na última etapa da aplicação do LEGO® SERIOUS PLAY®, o problema inicial já é visto como um desafio que pode ser superado.


A 4ª etapa traz uma reflexão mais aprofundada do processo. Assim, o que foi ouvido, falado e compartilhado deve ser internalizado e memorizado para que se torne-se parte da cultura organizacional, além do momento da aplicação da jornada.


Como aplicar o LEGO® SERIOUS PLAY® em sua empresa?


Toda a jornada do LEGO® SERIOUS PLAY® é conduzida de modo que os participantes se encontrem e reflitam sobre um problema através de um esforço mental voltado para a resolutividade.


Por ser uma técnica poderosa e assertiva, apenas profissionais certificados podem aplicar a metodologia.

A CREARE, empresa pernambucana que atua há mais de 10 anos em ambientes educacionais e corporativos em diversas partes do Brasil, possui profissionais certificados internacionalmente para a aplicação do LEGO® SERIOUS PLAY®, fator decisivo para garantir a qualidade do trabalho realizado.


Com a CREARE CORPORATIVO, segmento empresarial da CREARE, organizações de diversos segmentos contam com palestras, workshops, treinamento e muito mais. Tudo realizado de maneira inovadora e descontraída.


Para conhecer melhor a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® e saber como a CREARE CORPORATIVO pode auxiliar sua empresa, clique aqui.








0 visualização

 PE 81. 3034-5541 / CE 85. 21812588

Rua Sargento Waldir Correia, 320 Boa Viagem Recife PE Brazil 51030-580

  • YouTube - Black Circle

©2019 by Creare Education. Todos os direitos reservados.