• Manuel Borges

Investimento em capital humano: como as empresas podem inovar?



Há bastante tempo é consenso entre empresas de diversos segmentos e tamanhos que investir no colaborador é algo lucrativo, independente de que cargos ou níveis ocupem.


Quando a empresa se predispõe a aprimorar o talento e capacidade de seu corpo profissional passa a investir em diversos aspectos positivos da sua própria estrutura e, consequentemente, em seus resultados, criando verdadeiros capitais humanos.


De acordo com Theodore W. Shultz, vencedor do Nobel da Economia em 1979, “capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir valor econômico”.


Existem diversas formas para o desenvolvimento do capital humano e elas não são mais novidades.


Então, quais seriam as formas mais assertivas de investimento nos colaboradores?


É o que você confere neste post.


Leia também:

CREARE Corporativo realiza treinamento na Globo Nordeste.

Aprendizagem criativa. Você sabe o que é?



Como aproveitar o melhor do funcionário?


Entre as diretrizes apontadas por especialistas para aproveitar o melhor dos funcionários e desenvolver seus talentos estão a implantação do plano de cargos e carreira, estimular a autonomia para a equipe, incentivar o engajamento, promover a bonificação e, principalmente, oferecer capacitação e treinamentos.


Através dessas ações, o colaborador e a empresa atingirão novos resultados, pois com a produtividade aumentada, a eficiência de suas operações também passa a ser maior.


É provável que, em algum momento da vida, o colaborador já tenha passado por experiências de treinamento e qualificação e, talvez, não dê tanta importância quanto deveria. Diante disso, novas ferramentas e metodologias surgem para que os treinamentos e capacitações não sejam monótonos e tradicionais, como todos estão acostumados.



Treinamentos podem, e devem, ser divertidos e inovadores.



Treinamentos e capacitações são as melhores atividades para manter o colaborador sempre atualizado. Mas isso não significa que esses momentos não possam ser divertidos e prazerosos.


Atualmente, pequenas, médias e grandes empresas estão destinando esse tempo de preparação constante de seus funcionários à metodologias modernas e precisas.


Um dos exemplos é o LEGO® SERIOUS PLAY®, uma metodologia que utiliza das infinitas possibilidades das peças de LEGO® para promover conhecimento, desenvolver habilidades e preparar o colaborador para os desafios diários.


Leia também:

LEGO® SERIOUS PLAY®: a ferramenta que sua empresa precisa.


As palestras 100/100 também são métodos inovadores de compartilhar a aprendizagem de forma que elucidem novas perspectivas para os participantes.


Neste formato de palestra, o público não é apenas ouvinte. Ele é convidado a assumir uma postura ativa no debate que ocorre de forma envolvente e instigante.


Assim, investir em capital humano é o investimento mais seguro que existe para as empresas, pois a retenção de talentos, o engajamento e a vontade de ir além serão consequências naturais desse processo.


Quer saber mais sobre métodos inovadores de treinamentos e capacitações para o ambiente corporativo? Clique aqui e confira.

0 visualização

 PE 81. 3034-5541 / CE 85. 21812588

Rua Sargento Waldir Correia, 320 Boa Viagem Recife PE Brazil 51030-580

  • YouTube - Black Circle

©2019 by Creare Education. Todos os direitos reservados.