• Manuel Borges

Saiba o que é Gamification, a grande aliada das empresas.


Os games estão presentes em nosso cotidiano há bastante tempo e sua história é bem antiga. Em 1962, três amigos do MIT( Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, desenvolveram o SpaceWar, um jogo para seus momentos de distração que era rodado nos antigos computadores DEC PDP-1.


Os games só seriam comercializados a partir de 1968, quando o engenheiro Ralph Baer teve a ideia de utilizar aparelhos de TV para receber a imagens dos jogos.


Com o passar do tempo, o videogame se popularizou e continua evoluindo cada vez mais. Surgiram, então, o Atari 2600, o Master System, Mega Drive, Super Nintendo e o Playstation até chegarmos aos modernos XBOX.


Mesmo com tantos modelos e tecnologias distintas, todos os games possuem algo em comum: alcançar a vitória por meios de etapas.


Seja por mudanças de fase, aumento de nível de dificuldade ou outras estratégias, os videogames se baseiam na conquista de recompensa de acordo com a desenvoltura do jogador. E é ai que está a essência da gamification, ou gamificação, termo tão utilizado nos ambientes corporativos atualmente e que você confere a partir de agora.



Afinal, o que é Gamification?


Manter o foco e a produtividade de uma equipe é desafio diário para gestores de todos os segmentos. As atividades acabam virando rotina e, por muitas vezes, acomodando o colaborador que acaba se sentindo desestimulado.


Diante desse fato, as empresas estão utilizando a gamification para imprimir um novo ritmo e cultura nas organizações.


A gamefication é uma metodologia que envolve os funcionários em uma espécie de jogo corporativo. Utilizando estratégias e diversos elementos provenientes dos videogames, os colaboradores precisam completar missões, superar desafios em busca de recompensas e bonificações.


Leia também:

Investimento em capital humano: como as empresas podem inovar?

CREARE Corporativo realiza treinamento na Globo Nordeste.



Assim como nos games virtuais, a gamefication estimula o jogador-funcionário a dar o melhor de si, pensando e agindo de forma a completar as tarefas estabelecidas.



Como a Gamifacation está mudando a rotina empresarial?

A gamefication pode ser aplicada na educação, marketing, causas sociais entre outras. No entanto, é na área corporativa que ela vem mais se destacando.

Através da gamefication, a empresa promove treinamento, engajamento, sentimento de conquista e a disputa amistosa entre seus funcionários, concedendo-lhes recompensas para cada ação bem executada rumo ao objetivo final.


Assim, a gamification está ajudando empresas diversas a alcançarem o sucesso em seus processos e na qualidade de seus produtos e serviços.


Uma das opções para a implantação da gamefication em sua empresa é através da CREARE Corporativo, segmento da CREARE focado em estratégias para as organizações.


A CREARE Corporativo desenvolve jogos com base na necessidade do cliente, levando em consideração fatores como o problema a ser resolvido até qual a melhor plataforma a ser aplicada para alcançar o objetivo traçado.


Quer saber mais sobre a gamification e como aplicá-la diretamente em sua empresa?

Entre em contato agora mesmo com a CREARE Corporativo e conheça as soluções inovadoras para o ambiente empresarial.


Clique aqui para conhecer a CREARE Corporativo.

64 visualizações

( 081) 3034-5541

Rua Sargento Waldir Correia, 320 Boa Viagem Recife PE Brazil 51030-580

  • YouTube - Black Circle

©2019 by Creare Education. Todos os direitos reservados.